sábado, 16 de abril de 2011

O Grito

  Não tinha muitas idéias para fazer um texto, então resolvi escrever sobre um quadro de Edvard Munch, que é muito conhecido e chamado de: O Grito.
  Edvard Munch nasceu na cidade de Loten ( Noruega) em 12 de dezembro de 1863.  Estudou artes plásticas no Liceu de Artes e Oficios da cidade de Oslo ( Capital de Noruega). Em 1885, viajou para Paris onde entrou em contat com vários movimentos artisticos. Ficou muito atrído pela arte de Paul Gauguin.Em 1893, pintou sua obra de ate de maior importância: O Grito.
  As suas fontes de inspiração em relação ao quadro veio de sua vida pessoal, um homem educado por um pai controlador, que assistiu quando criança a morte a mãe e de uma irmã. E então, decidido a lutar pelo sonho de se dedicar á pintura, Munch cortou relações com o pai e integrou a cena artistica em Oslo. Portanto sua escolha não lhe trouxe a paz que ele tanto desejava, muito pelo contrário. Munch acabou se envolvendo com uma mulher casada que só lhe trouxe mágoa, e no inicio da década de 1890, Laura, sua irmã favorita, foi diagnosticada com doença bipolar ( forma de trantorno de humor), e internada num asilo psiquiátrico.
  Interpretações do quadro existem diversas, mas a mais cabivél é que percebe-se que há ao fundo um céu em cores quentes, em oposição ao rio em azul, cores frias, que são caracteristicas do expressionismo ( ascores, o dinamismo e o sentimento). Na imaginem também se nota que o humano está em cores frias, e o azul acaba se tornando a cor da angústia e da dor. os elementos estão tortos com exceção das duas pessoas mais atrás da ponte e a própria ponte em questão, esses elementos estão tortos para demonstrar a propagação do berro, como se eles estivessem tortor por causa da onda sonora, e o que não está torto é o que não se abala, as coisas mais concretas.
                                               Criticas ao quadro 'O Grito'


   Obrigado pela visita.
                               Beijos.

 ( Mariana Carvalho)

Nenhum comentário:

Postar um comentário