quarta-feira, 27 de abril de 2011
Forró
O forró é derivado do termo africano forrobodó, que era uma festa que foi transformada em gênero musical. É também freqüente associar a origem da palavra "forró" à expressão da língua inglesa for all (para todos) e, no idioma húngaro forró significa "Quente". Então, o forró é conhecido com várias origens e significados diferentes em várias partes do mundo.
Como gênero musical, o forró é dançado ao som de vários ritmos brasileiros tipicamente nordestinos, entre os quais se destacam: o xote, o baião, o xaxado, a marcha (estilo tradicionalmente adotado em quadrilhas) e coco. Outros estilos de forró são: o forró universitário, uma revisitação do forró tradicional (conhecido como forró pé-de-serra) e o forró eletrônico ou estilizado (que, para alguns, não é considerado forró).
O forró é dançado em pares que executam diversas evoluções e existem diferenças no modo de dançar em cada estilo de forró.
O forró tem alcançado cada dia mais público de idades e classes diferentes e tem como grandes artistas consagrados: Zé Ramalho, Rita de Cássia e Luiz Gonzaga.
(Carolina Oliveira)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário